domingo, 3 de abril de 2011

Novos conceitos de informação no ar

Por Natália Elias


A descentralização da informação oferece à leitores e profissionais da área a possibilidade de expandir sua busca por informação e conhecimento, na maioria das vezes através de novas ferramentas da era digital. O jornalismo moderno caracteriza-se pela globalização. Através da expansão da vida urbana, aumentou-se a necessidade por conhecimento e adaptação a uma vida mais modernizada, o que exige da tecnologia e de todos os meios de comunicação, uma ampla abrangência dos mais diversos modos de transmitir informação e de fazer notícia. Mas nada é tão simples como parece. Um público cada vez mais exigente, aumenta as dificuldades da mídia, através da temida "concorrência".


A internet hoje, é o meio de comunicação mais amplo e ao mesmo tempo mais temido pela imprensa. Ela possibilita ao leitor a chance de participar a qualquer momento da recepção e divulgação de novas notícias. O crescimento das redes sociais é a prova viva disso. Diante de tal "problema", a mídia impressa corre grande risco de perder seu espaço, desde que se adapte a uma realidade mais dinâmica e diferenciada. Tudo é possível com as facilidades que a tecnologia oferece.


Numa era em que a opinião pública passa a ser norteadora da informação, resta à mídia que expanda seus meios e métodos para aderir a esse novo conceito de informação. Deixar o medo de lado e colocar a inovação em prática, é o ponto de partida para entender o princípio do jornalismo contemporâneo.

Um comentário:

  1. achei umas perguntas muito boa numa entrevista e peguei-as para complementar aas minhas ta
    amei o blog

    ResponderExcluir