quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os primeiros Jornais de Piracicaba

Arthur Nunes
por  Arthur Nunes

A história da imprensa em Piracicaba teve seu início em 1874, com o surgimento do Jornal “O Piracicaba”, o primeiro jornal editado na cidade, propriedade da empresa Andrade Coelho & Cia., tendo como editor S.B. Andrade. Porem antes de sua publicação, a cidade já havia presenciado uma série de cinco pasquins, manuscritos, apócrifos que eram distribuídos de mão em mão, pelas principais ruas da cidade. Escrito por Militantes de partidos políticos de origem absolutista faziam oposição na Câmara Municipal e se contrapunham ferozmente aos liberais. A série é considerada a antecessora da imprensa Piracicabana.

O Jornal “O Piracicaba”, era publicado apenas nas quartas-feiras e aos sábados. Na época Piracicaba ainda se chamava Vila Nova da Constituição (em homenagem a Constituição Portuguesa de 1821). Sobe à redação de Brasílio Machado o jornal chegou a ser editado em inglês, para figurar numa exposição industrial em Philadélphia, Estados Unidos.

O segundo registro de imprensa em Piracicaba, só foi acontecer dois anos depois, em 1 de outubro de 1876, com a criação do jornal “O Piracicabano” propriedade de Joaquim Moreira Coelho que era o próprio editor.

Em 10 de junho de 1882, nasce o jornal “Gazeta de Piracicaba”, o primeiro jornal diário da cidade. Com a frase “Liberdade de pensamento é responsabilidade do autor”, o periódico firmava um compromisso da imprensa com o povo da região. A Gazeta circulava com quatro páginas, sendo as duas últimas reservadas a anúncios de vendas (na época casas, gaiolas, roupas, escravos, etc.). Um fato importante para o jornalismo na época foi sua aproximação com a maçonaria. Segundo o Adolpho Queiroz, “A maçonaria teve no passado, e mantém até hoje, influência discreta sobre as empresas de comunicação da cidade.”, Adolpho também menciona a origem da “Gazeta de Piracicaba” como fruto da luta entre monarquistas e republicanos.
Em 4 de Outubro de 1898, a “Gazeta de Piracicaba” no aniversário de Prudente de Morais, então presidente da república; apresentou uma edição melhorada, fato significativo na evolução na imprensa Piracicabana.

Em 04 de Agosto de 1900 era fundado o “Jornal de Piracicaba” (dias após o aniversário de 133 anos da cidade). Propriedade do engenheiro Buarque Macedo, diretor da Fábrica de Tecidos Arethuzina, com a direção geral de Alberto da Cunha Horta. O “JP”, como hoje é chamado, circulava com quatro páginas frente e verso e com a missão de concorrer com a "Gazeta de Piracicaba", com 18 anos na época. Hoje o Jornal de Piracicaba é o único jornal da cidade circulando ininterruptamente a 110 anos, entrando para o seleto grupo dos Jornais Centenários do Estado de São Paulo.


Fonte: QUEIROZ, Adolpho Carlos Françoso. A trajetória do Jornal de Piracicaba(1900-1997). São Bernardo do Campo, SP, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário