quarta-feira, 15 de junho de 2011

Piracicaba volta à elite do Campeonato Paulista

por Pedro Franco


Após 16 anos fora da elite do campeonato paulista, a equipe do XV de Piracicaba garantiu o tão desejado acesso no histórico 24 de abril. O time piracicabano regressou à série  A1 com uma vitória extensa de 4x1 em Monte Azul, sobre o time local. Comissão técnica e jogadores abraçaram-se no meio do gramado ao término do jogo. Porém a grande festa foi adiada para o dia 7 de maio. O recebimento da taça e a tradicional volta olímpica tiveram que aguardar ansiosamente, pois o jogo truncado e com poucas oportunidades de gols contra o time do Guarani conduziu a partida para os pênaltis onde a equipe do XV foi mais eficiente. O estádio Barão de Serra Negra nunca foi tão pequeno com os mais de 18 mil torcedores presentes.


Créditos da imagem: portal EPTV


  
“O clima descontraído no vestiário e a amizade fora de campo foram cruciais para o acesso”, disse Moisés Egert, ex-atleta e atual treinador do time piracicabano. Ainda em entrevista, Moisés acrescentou: “Assumi a equipe em um momento dramático, a confiança dos jogadores estava muito abalada. Com o tempo consegui dar identidade a eles, ensiná-los a suportar a pressão da torcida e fazê-los acreditar em algo que nem mesmo eles achavam possível”. Ainda sobre o acesso, o comandante acrescentou: “O ponto forte do nosso grupo é a nossa limitação: não tem nenhum craque aqui dentro; porém, jogando no limite da nossa excelência e com vontade, somos um time forte, bom e quase imbatível na devida proporção de uma série A2”, concluiu Egert em relação à equipe que conquistou o acesso. Perguntado sobre as duas derrotas consecutivas para o time da Catanduvense, Egert respondeu: “Pra mim foi frustrante, acredito que foi o único adversário em termo de dificuldades, tivemos que ter muita força pra superar essas derrotas e fomos muito questionados sobre fazer corpo mole em campo. Houve uma ansiedade da torcida, time e imprensa, sabíamos que tínhamos que conquistar o acesso, mas não soubemos construir a vitória”. A equipe pretende se fortalecer para a campanha de 2012 , 3 reforços já foram confirmados e a diretoria tem como objetivo principal a renovação de contrato com os jogadores participantes da série A2, além das possíveis contratações de aproximadamente 7 jogadores para fechar o elenco.


Piracicaba Fanática

A carência de grandes feitos por parte do XV, nunca afastou sua fiel torcida. Durante a campanha do acesso, a cidade deu mostras de como é grande a identidade com o Nhô Quin.
A recompensa veio em Monte Azul. Os jogadores retornaram para a cidade nos braços da torcida e a festa não teve hora pra acabar. A comissão técnica vencedora comemorou no Barão, junto com torcedores comuns e as torcidas organizadas do XV.  A torcida ainda teve mais a comemorar com a vinda do título 13 dias depois.  Dentro do barão, depois de muito sofrimento, veio o esperado grito de campeão e mais festa para os quinzistas. Todos compartilham do pensamento de que já estava na hora do XV mostrar sua força. O torcedor Gustavo Mendes, integrante de uma torcida organizada, frisa a importância do XV voltar a conquistar algo: "Sem duvida, o XV não pode ficar muito tempo sem ganhar nada, o Gigante está de volta".
Todas as gerações de torcedores compartilham da expectativa de ver o XV na série A1 do ano que vem.  Com Lucas Rodrigues Forti, 14 anos, não é diferente.
“Meu pai me fez amar o XV, me trazia ao estádio já aos 5 anos, mesmo na má fase nós comparecemos, agora o título e o acesso é a recompensa, estou muito feliz”
A torcida não espera só figurar no Campeonato Paulista, espera o XV como uns dos protagonistas do interior, nas suas devidas proporções. É o que diz Adriano Florêncio da Cunha, torcedor que organiza caravanas para ver o time jogar fora de Piracicaba.
“Ano que vem não quero ver o time lutar contra o rebaixamento no campeonato todo, espero que o XV lute por uma vaga nas oitavas e fique entre os melhores do estado”
Se depender do apoio da torcida, a equipe piracicabana não vai fazer feio.  Líder em média de público na série A2, promete  lotar o Barão de Serra Negra também na elite e apoiar muito o time.


Créditos da imagem: portal EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário