quinta-feira, 2 de junho de 2011

Entrevista Ping Pong com o Vereador Carlos Alberto Cavalcante (PPS)

Arthur Nunes

por Arthur Nunes

Carlos Alberto Cavalcante (PPS), “Carlinhos” como é conhecido, é atualmente vereador da cidade de Piracicaba-SP e 1º Secretário da mesa diretora da Câmara, em seu primeiro mandato.


Quando você decidiu seguir a carreia Política?

Foi uma coisa que aconteceu naturalmente, nunca tive a intenção de ser político. Eu sempre trabalhei voltado à questão social, foram mais ou menos 20 anos de trabalhos comunitários, isso fez que pessoas influentes na política me observassem e me convidassem para me candidatar a vereador. Eu me candidatei em 2004, tive 1900 votos, não fui eleito, fiquei como 2º suplente; e em 2008 me candidatei novamente, tendo 2793 votos, sendo eleito pelo PPS.


O Senhor se destaca pela sua trajetória de vida, como ex-Bóia Fria, ex-atendente de enfermagem do Hospital Psiquiátrico Cesário Motta, e líder Comunitário, como essa sua história influenciou em sua luta política?

Sempre tive esse dom de trabalhar com a comunidade, no entanto eu vim de uma trajetória muito pobre, trabalhei como bóia fria na infância. Cheguei a Piracicaba em 79, onde fui ser motorista do Hospital Cesário Motta. Tive a oportunidade, com 19 anos, de ser atendente de enfermagem e aprendi muito coisa na área da saúde, passei ai a trabalhar ainda mais atendendo a comunidade no bairro onde eu morava, medindo a pressão, aplicando injeções, e com isso fui conquistando espaço na comunidade, ganhando a confiança da população até ser eleito vereador.


Quais foram às maiores dificuldades para se eleger Vereador?

A dificuldade é você provar para a população que você realmente tem algo diferente a mostrar, com um trabalho honesto, voltado a ver a melhora do bairro, da cidade, trabalhando em prol da comunidade. Pois a imagem do político esta manchada neste país, e a maior dificuldade é fazer que a população enxergue que há pessoas boas e ruins em todas as profissões.


Você sempre lutou pela região de Santa Terezinha e Parque Piracicaba, quais foram os maiores problemas encontrados desde que assumiu como vereador, e o que mudou na região de lá pra cá?

Os maiores problemas encontrados em Santa Terezinha e região, é o mesmo encontrado em toda a cidade, a falta de vagas em creches e a qualidade no atendimento de saúde. Então nós começamos a trabalhar nessas duas pontas, e hoje nós já avançamos. Construímos em Santa Terezinha um pronto socorro bem avançado, temos 2 núcleos de saúde, e vários PSFs e UBSs. Também temos várias escolas implantadas na região e hoje a situação é muito melhor do que encontramos. Um dos problemas que ainda afligem o nosso trabalho, a meu ver, é a falta de médicos nos Prontos Socorros, que realmente é uma parte muito difícil de contemplar, temos que ter um trabalho muito forte.



Com a responsabilidade de ser o 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara, como você administra o trabalho de vereança na comunidade com essas suas atividades na mesa?

A mesa é uma extensão do trabalho do vereador, ela tem que existir. Eu como vereador fui convidado a fazer parte da mesa diretora em 2009 a 2010, como 2º Secretário, e em 2011 a 2012, como 1º Secretário. Isso pra mim foi muito bom, porque me deu um conhecimento muito amplo do funcionamento da câmara de vereadores e seus departamentos.



Dês de sua posse o senhor “abraçou” o projeto "Conheça o Legislativo", de autoria do Vereador João Manuel, levando mais 2000 alunos a conhecerem a Câmara e seu funcionamento, Qual é a importância desse projeto para você e para a formação de cidadãos conscientes?

Aproveitei esse projeto, essa ferramenta na câmara de vereadores, pois sempre tive a intenção de estar levando informação principalmente aos jovens da idade de 14 e 15 anos em diante. Nós realmente abraçamos essa questão, levando vários alunos das escolas, de varias regiões de piracicaba, pra estar inserindo no currículo e na grade curricular deles o conhecimento de como funciona a câmara de vereadores e o que faz um vereador e um político na cidade.


Qual é a sua expectativa para o restante de seu Mandato?

Continuar trabalhando da mesma forma que estamos, melhorando cada dia mais, se dedicando para que possamos conquistar os benefícios que a população tanto espera e tanto almeja.


Para finalizar, suas considerações finais.

Como eu disse, continuar trabalhando, mostrando a população que agente pode fazer a diferença, que político não é simplesmente uma forma de ganhar dinheiro, mas sim de mostrar que tem pessoas sérias e honestas trabalhando para que a população possa ganhar em qualidade de vida e cidadania.




@carlinhospps

Nenhum comentário:

Postar um comentário